Seja bem vindo!

recado para orkut




segunda-feira, outubro 17, 2011

Olá, pessoal!
Depois de quase duas semanas sem postar aqui, estou de volta.
Como sou professora, gosto muito de comentar sobre a escola, alunos, professores, educação, enfim, tudo que esteja voltada para a educação.
Volto a postar aqui  mais um artigo produzido por mim em meu curso de pós-graduação e que gostaria muito de compartilhar com meus leitores e seguidores.


Trata-se de um artigo abordando as relações interpessoais no ambiente escolar, dos quais relato essas relações e também sobre alguns pontos forte e fracos de relacionamento nas escolas.


Estes textos serão postados diariamente, pois é extenso e a cada dia será postado um ponto observado e comentado no artigo. Acompanhem cada postagem.
Espero que gostem e comentem sobre o que acharam.



RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO AMBIENTE ESCOLAR





Nos dias atuais, a escola pode ser considerada como um segundo lar para os alunos, visto que passam grande parte das horas do dia na escola, na companhia de professores, colegas de sala ou de outras e até mesmo com os demais funcionários da escola. Para o professor pode ser considerada a mesma coisa, pois ele convive boa parte de seu tempo na escola e quando está em casa, de certa forma ainda continua ligado a ela, seja na preparação de aulas ou correções de atividades feitas pelos alunos, entre outros aspectos que podem estar relacionados à escola. Devido passarmos uma boa parte de nosso tempo na escola, torna-se necessário, tanto professores quanto alunos,  que tenhamos boas relações de convivência com todas as pessoas que fazem parte da comunidade escolar, ou seja, ter uma boa comunicação com todos.
O ser humano é um ser sociável e necessita estar na companhia do outro para que a sua existência faça sentido, e quando estamos na companhia do outro necessitamos de comunicação, essa comunicação quando bem feita nos proporciona um bom ambiente de trabalho e estudo. De acordo com Derkoski,
o homem só se humaniza na presença de seus semelhantes, possibilidade admitida somente na convivência social. Conviver socialmente significa manter relações interpessoais,viver em contato com as diferenças dos outros em vários sentidos e oportunidades. É pelo reconhecimento e respeito dessas diferenças que essas relações devem começar. (DERKOSKI, 2010, p. 03)

A comunicação proporciona a troca de informações entre as pessoas e faz parte do processo que ocasiona boas relações interpessoais. Com isso, podemos perceber que para o professor é fundamental que ele tenha boas relações interpessoais com alunos e demais professores e funcionários da escola para o aperfeiçoamento de sua prática pedagógica. “O professor se humaniza e humaniza o ambiente de trabalho ao tornar-se pessoa, na interação com os outros (alunos, colegas, pais, comunidade), isto é, influenciando ou sendo influenciado por eles.” (DERKOSKI, 2010, p. 03)
As relações interpessoais podem contribuir de maneira satisfatória ou não para o alcance de bons resultados na educação escolar, e isso depende muito da qualidade do relacionamento estabelecido no ambiente escolar em que vivemos. Para isso, foram feitas algumas observações ao longo dos últimos dias em busca de fatores que possam ou não contribuir de maneira satisfatória para o bom desempenho escolar, tanto de professores quanto de alunos, através das relações interpessoais estabelecidas no ambiente escolar. As observações ocorreram na Escola X, localizada no município de Juína, dos quais foram observados alunos (Ensino Fundamental e Médio), professores, diretora e demais funcionários.
Ao relatarmos os resultados obtidos nessa observação, é necessário destacar os critérios estabelecidos a serem observados, que são cinco pontos fracos e cinco pontos fortes das relações interpessoais do ambiente de trabalho do qual leciono. Após detectar esses pontos, estabelecer sugestões para melhoria e correção dos pontos fracos e também estabelecer ações para fortalecer ainda mais os pontos fortes encontrados.
Dos fatos observados entre os pontos fracos das relações interpessoais da Escola X, destaco, entre os vários observados, os que mais chamaram a minha atenção.

Continuação na próxima postagem, aguardem...

Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário