Seja bem vindo!

recado para orkut




terça-feira, outubro 25, 2011

     Continuação do texto do artigo...

·   2º PONTO FRACO: Falta de respeito dos alunos com os professores - rebeldia

Outro aspecto observado dentro e fora da sala de aula é a falta de respeito entre professores e alunos, principalmente de alunos contra professores e de alunos contra alunos. Há muito relatos de professores sobre a falta de respeito e educação dos alunos durante as suas aulas, e isto ocorreu algumas vezes em minhas aulas também. Alguns alunos respondem e chegam até mesmo a serem grosseiros com o professor dentro da sala de aula e estas atitudes inibem os professores que muitas vezes ficam sem reação quando se deparam com esse tipo de situação. Quando não é contra o professor, é contra algum aluno, com ofensas verbais, xingamentos e até mesmo agressões físicas, das quais o professor tem que interferir, além de pedir auxílio da direção.
Algumas vezes, os professores mandam esses alunos rebeldes para a direção, os pais são avisados e chamados até a escola e conversam com o aluno. Infelizmente, o aluno é repreendido, levam broncas, castigos, humilhações e até mesmo apanham dos seus pais. Essas atitudes não devem ocorrer, uma vez que irá piorar cada vez mais o comportamento do aluno, pois o aluno se revoltará contra o professor, a escola, os pais e perderá o interesse em ir à escola, tornando-se cada vez mais rebelde.
O que deve ser feito nessas situações, além de comunicarem os pais sobre o desempenho dos alunos e conversar com o aluno, é conversar também com os próprios pais. Questioná-los se há algum problema em casa, problemas de saúde, problemas de relações familiares com o aluno, enfim, sobre qualquer problema que possa estar levando o aluno a agir dessa forma. Caso os pais não saibam, deve-se conversar com o próprio aluno em busca de uma resposta, para só assim tomar alguma providência, alguma punição caso isso seja realmente necessário, pois pode ser que o aluno tenha algum problema e precisa do nosso apoio e não de repreensões.
O professor, juntamente com pais e toda a comunidade escolar, deve primeiramente procurar ser amigo do aluno, ouvi-los e ajudá-los sempre que necessário. Esse tipo de atitude pode melhorar muito no tratamento dos alunos para com professores e demais alunos da escola.




Nenhum comentário:

Postar um comentário