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terça-feira, outubro 18, 2011

Como havia prometido, acabo de postar a continuação do artigo sobre relações interpessoais no ambiente escolar. Mas, como as postagens anteriores vão ficando logo abaixo das recentemente postadas, para quem não viu o começo, terá que ler debaixo para cima.
Então segue a continuação do artigo...
Boa leitura!


·         1º PONTO FRACO: Impedimento da comunicação do aluno pelo professor.
Muitas vezes na sala de aula, não só durante esses dias observados, mas em todos os dias dos quais tenho trabalhado com a educação, percebi que os alunos não se sentem livres para expressarem suas opiniões ou até mesmo tirarem dúvidas em relação à aula, pois os professores ao primeiro gesto de manifestação do aluno inibem-os, mandando ficarem quietos e até mesmo calarem a boca, e infelizmente, com toda honestidade, isso também tem ocorrido em minhas aulas e confesso que não concordo com esse tipo de comportamento do professor, embora acabe praticando em algumas circunstâncias.  Há justificativas, em algumas das vezes para que o professor aja dessa forma, mas nem sempre são justificativas cabíveis e aceitas quando se refere à educação.
Hoje em dia, a escola tradicional em que somente o professor fala e o aluno ouve, sem direito a nenhuma manifestação esta sendo aos poucos abolida. O aluno vai a escola em busca de conhecimento, e, ao receber esse conhecimento ele necessita compartilhar com os outros colegas e até mesmo com o professor. O professor, apesar da concepção de que ele é o único portador do conhecimento na sala de aula, pode aprender muito com seus alunos através da troca de informações e experiências com seus alunos. Os alunos podem ter muita coisa a nos ensinar, portanto, devemos dar liberdade para que o aluno expresse suas dúvidas ou conhecimentos, por menores que sejam, pois só assim o ensino ficará completo e termos a certeza de que o aluno adquiriu o conhecimento esperado por nós ao ministrarmos nossas aulas. Dando essa liberdade, o aluno é dono da sua própria construção do conhecimento e isso poderá servir de motivação para que o aluno vá sempre em busca de seus conhecimentos, sem receio. Além do mais, a boa relação entre professor e aluno, através do diálogo, é um dos princípios fundamentais para se desenvolver equilíbrio no sucesso do processo de ensinoaprendizagem.

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