Seja bem vindo!

recado para orkut




sexta-feira, outubro 28, 2011

continuação do artigo. curtam!

·    3º PONTO FRACO: Alunos gostam do professor, mas não gostam da matéria e vice-versa
Muitas vezes, deparo-me, em sala de aula, com reclamação de alunos que dizem não gostarem do professor e consequentemente não gostam da disciplina, ou vice-versa. Acham o professor chato, não gostam da maneira como ele dá aulas, quando na verdade o professor é que é considerado muito bom, pois é aquele que se preocupa com o bem do aluno. Cobra muito do aluno e pune-o quando necessário, até mesmo reprova na intenção de proporcionar o melhor para o aluno. O bom professor não é aquele que passa a mão na cabeça do aluno, dá nota sem que ele mereça só para não ter que reprová-lo, esquecendo que o que realmente importa é o aprendizado do aluno. Não adianta nada não reprovar o aluno sem que ele não tenha aprendido nada. O aluno pode ser beneficiado agora, mas lá na frente irá sofrer a consequência de alguma forma, quando sentir falto do conhecimento que lhe foi negado.
O professor que tem que estar ciente disso e é ele que tem de deixar bem claro ao aluno que suas atitudes, por mais cruel que seja, são pensando no próprio bem do aluno e que não age de tal forma para puni-lo. Devemos mostrar ao aluno a importância que a disciplina que ele não gosta tem para nossa vida, que por mais que ela pareça inútil para nós agora, lá na frente iremos precisar dela, além de proporcionar atividades diferenciadas que chamem e prendam a atenção do aluno. Além disso, o professor deve incentivar e motivar sempre o aluno a gostarem pelo menos da matéria. De acordo com Derkoski (2010), é importante que o professor saiba ensinar, transferir conhecimentos, mas o fundamental é fazer com que o aluno sinta necessidade de adquirir novos conhecimentos. E o aluno percebendo e desejando isso, estará sempre em busca de novos conhecimentos e procurará ter uma ótima relação com o professor. E
é obrigação de quem educa determinar excelentes relações interpessoais nas instituições de ensino, estabelecer estratégias e ações para a maior felicidade de todo seu contingente humano. Alunos, professores, colaboradores contentes e felizes criam um ambiente propício à aprendizagem. (Derkoski, 2010, p. 04)

Não devemos forçar que o aluno goste do professor, isso tem que acontecer naturalmente, no entanto, temos que batalhar para que consigamos conquistar o aluno. O professor deve manter sempre o bom humor e, principalmente, demonstrar afetividade ao aluno. O professor que é atencioso, que demonstra afetividade e preocupação com o aluno consegue cativá-lo com mais facilidade, e com isso ganha a confiança e o carinho do aluno, e consequentemente conseguirá que o aluno também goste de sua disciplina e tenham um bom desempenho nela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário