Seja bem vindo!

recado para orkut




terça-feira, novembro 01, 2011

·  4º  PONTOS FRACOS: Falta de solidariedade e colaboração entre alunos – rivalidade, autoestima baixa e bullying
Mais um dos aspectos observados dentro e fora da sala de aula é a falta de solidariedade e colaboração entre os alunos, gerando os aspectos de rivalidade, autoestima e até mesmo discriminação. Deparo-me em sala de aula, com alunos que não gostam de ajudar aos seus colegas quando são solicitados, são muito pouco os que auxiliam seus colegas. Percebe-se que são egoístas, pensando somente em si próprio, fazem as atividades individualmente e não permitem que seus colegas olhem seus cadernos, a não ser que seja um colega bem próximo, do qual são considerados como amigos. No entanto, os mesmo que não permitem que os outros olhem seus cadernos gostam de olhar aos dos outros e essa atitude acaba revoltando aqueles que são impedidos de olharem quando o outro olha o seu caderno e começam a xingarem e discutirem dentro da sala de aula. Esses alunos que não auxiliam, mas procura pela ‘ajuda’ do colega, possuem um espírito competitivo muito elevado, competem o tempo todo com os colegas e até com ele mesmo, sempre comparando suas notas com as anteriores. Quando percebem que não foi melhor, que a nota piorou, ficam bravos e entram em desespero, cobrando muito de si mesmo.
Quando isso ocorre, é necessário o professor trabalhar a autoestima do aluno, mostrar que nem sempre conseguimos os resultados almejados, mas que não devemos nos desesperar e desistir, e sim, continuar em busca do melhor sempre. Não é errado querer ir bem em tudo, mas tudo tem limite e temos que aceitar quando não conseguimos. E, além disso, devemos reforçar aos alunos que não conseguimos nada sozinhos, precisamos sempre da ajuda do outro e é necessário que sejamos solidários sempre com nossos colegas, pois não seremos ajudados se nós mesmos não nos dispusemos para ajudar ao próximo. O professor deve sempre incentivar as atividades coletivas, principalmente em séries iniciais, onde os alunos ainda têm aquele espírito individualista. Esses tipos de atividades coletivas podem fazer os alunos ficarem cada vez mais próximos e aprenderão a ser solidários um com o outro.
Há ainda aqueles casos de discriminação entre os alunos, em que, quando um aluno é visto como o mais esforçado, o mais inteligente da sala, ou quando ele é visto como o menos inteligente por ter dificuldades em sua aprendizagem e não acompanharem os colegas, acaba sofrendo preconceito dos demais colegas. Isso demonstra certa inveja do colega e a forma que eles têm de demonstrarem isso é discriminando-o, ocasionando o que atualmente é chamado de Bullying,
representado por todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e que são exercida por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizados dentro de uma relação desigual de forças ou poder. (Derkoski, 2010, p. 16)

É importante que o professor saiba lidar com o Bullying, quando este ocorre dentro da sala, e principalmente, buscar maneiras disso não acontecer mais. Devemos mostrar aos alunos que atitudes ofensivas e agressivas não levam a lugar algum e nem fazem bem a ninguém, principalmente àquele que comete o bullying, pois quem o comete faz isso para se sentir superior ao outro, com o intuito de proporcionar o bem a si próprio. O professor deve conversar muito com o aluno, despertando o espírito de amizade, compreensão e solidariedade entre os alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário