Seja bem vindo!

recado para orkut




domingo, setembro 25, 2011

AGRESSÕES CONTRA PROFESSORES NAS ESCOLAS

VEJA MAIS ESTA NOTÍCIA:

Professora é agredida após pedir para aluno desligar celular em SP

Uma professora foi parar no hospital em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, após ser chutada por um aluno da 7ª série do ensino fundamental da Escola Estadual Euryclides de Jesus Zerbini nesta segunda-feira (19). Ela havia pedido para o estudante desligar o celular. Após a agressão, a professora caiu e bateu a cabeça.
O celular do aluno já havia tocado quatro vezes quando a professora de 54 anos pediu que ele desligasse o aparelho. Como resposta, o adolescente de 14 anos a chutou. Na queda, ela teve lesões na cabeça e ferimentos em um dos joelhos. Ela foi levada para um hospital, onde foi medicada e liberada.
O caso foi registrado pela polícia como ato infracional, por envolver um adolescente. O Ministério Público vai pedir que o jovem compareça com um responsável em juízo para ser ouvido. A professora também prestará depoimento.
Apenas depois disso será decidido se o jovem irá cumprir uma medida socioeducativa ou será encaminhado para a Fundação Casa. A Secretaria de Estado da Educação disse que a escola prestou todo o atendimento necessário à professora. O aluno foi suspenso por três dias e receberá acompanhamento pedagógico.


Violência na escola, este tipo de atitude esta cada vez mais frequente. São tantos os tipos de violências que estão acontecendo nas escolas que fica muito difícil citar aqui. Mas o que mais chama a atenção é a violência de alunos contra professores, como mostrado na reportagem acima.
A vida de um professor já é tão difícil, tão cansativa, devido à grande jornada de trabalho que além de trabalhar horas em sala de aula, ainda levam serviço para casa. Sem contar no salário que não é nenhum pouco gratificante, não valendo o justo pelo os que os professores enfrentam dentro e fora da sala de aula.
Dentro das salas de aulas nos deparamos com alunos mal-criados, rebeldes, desinteressados, sem-educação e tantos outros e mesmo diante de tudo isso temos que aceitar, ignorar, passar a mão na cabeça do aluno, fechar os olhos e respirar fundo para continuar o seu trabalho. E o pior é que ele sabe que não vai parar ali e que podem acontecer coisas muito piores.
Os professores sofrem com os maus-tratos diários dos alunos e muitas vezes não tem o apoio dos diretores e coordenadores que nada sabem fazer, apenas fingem que nada acontecem. Falam para o professor ter paciência, fazer o trabalho dele, passar a matéria independentemente do aluno aprender ou não, que no fim do mês o seu salário está na conta.
Então, o professor de mãos atadas nem consegue se defender de um ser que muitas vezes é até bem menor que ele. Isso também quando o perigo não vem de fora. Dias atrás um ex-estudante entrou na escola e começou a atirar sem parar, ferindo e matando muitas crianças.
A falta de segurança nas escolas é um absurdo, onde se entra qualquer estranho e o pior, sem nenhuma vistoria. Nunca se sabe o que tem na mochila de um aluno, se são materiais escolares ou armas.
Acredito que daqui a alguns anos, meses, dias ou sei lá, pode ser bem mais próximo do que imaginamos, os professores tenha que vir para as escolas vestidos iguais os policiais, com roupas apropriadas, colete a prova de balas e até mesmo revólveres, além de seus materiais didáticos, para se defenderem desses alunos.
E o que tem sido feito para acabar com essa violência toda? Acho que nada, ou melhor, acho que as autoridades ao invés de doarem alimentos, roupas, calçados, bolsas de estudos, estão entregando armas nas mãos dessas crianças para que elas entrem nas salas de aulas e atirem em seu professor. Qual será o motivo talvez, não pagar os salários dos professores?
Não?! Não é isso?! O que é então?! Digam-me, porque eu não sei. E você, alguém aí sabe me dizer?

2 comentários:

  1. Em saber que daqui uns dias seremos nós... vejo essas matérias e chega me dá um desânimo... =(

    ResponderExcluir
  2. Pois é, mas não desanima não... O que seria do mundo sem nós professores, sem alguém que os ensine a encarar o mundo lá fora?
    Nós professores somos fundamentais no processo de formação das pessoas.

    ResponderExcluir